Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Carlos Pasquale | SESI Vila das Mercês iniciou suas atividades em 1974, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono CARLOS PASQUALE

Nascido em 9 de outubro de 1906. Professor desde 1929, destacou-se no campo da educação e administração. Formado em medicina em 1931, nunca exerceu a profissão.

Na esfera federal, foi diretor-geral do Departamento Nacional de Educação, do Ministério da Educação e Cultura; diretor do Ensino Industrial; diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e membro do Conselho Federal de Educação.

Na órbita estadual, foi membro do Conselho Técnico Administrativo da Secretaria de Educação, diretor-geral do Departamento de Educação, criador e diretor do Fundo Estadual de Construções Escolares, presidente do Conselho Estadual de Educação e secretário da Educação no primeiro governo Laudo Natel.

Presidiu o Sindicato Patronal dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Estado de São Paulo e foi sócio benemérito do Sindicato de Professores do Ensino Primário e Secundário de São Paulo. Recebeu grande número de distinções, entre as quais as Palmas Acadêmicas de França, no grau de comendador, e, em 1968, o Prêmio Visconde de Porto Seguro, como educador do ano.

Tornou-se diretor regional do SENAI-SP, em 1967, e ampliou a rede escolar, exigindo novo estilo de construção ajustado ao pensamento mais atualizado de arquitetura voltada para o ensino industrial.

É patrono da Escola SENAI, no Cambuci, e do Centro de Atividades do SESI da Vila das Mercês, na capital paulista.

Leia também